Apresentação CSL

Apresentação

De um lado, a Licenciatura articula um conjunto de atividades pedagógicas no espaço escolar criador de vínculos entre as diferentes instituições públicas de ensino envolvidas. Com suas disciplinas de caráter formador do docente de Sociologia apresentam disciplinas práticas, que estabelecem uma ação pedagógica permanente que se efetiva na oferta de oficinas sociológicas nas escolas de ensino médio público de Catalão.
As ações pedagógicas em Licenciatura contam com a parceria e o envolvimento tanto da Direção, como do Corpo docente para uma clara compreensão das questões éticas, pedagógicas, profissionais da atividade docência no espaço público local e regional, mostrando as dificuldades e possibilidades profissionais.
Estas ações pedagógicas nas escolas também devem possibilitar formas de interação com o alunado que viabilize novas estratégias de ensino-aprendizagem que se utilizam quer das mídias correntes, quer de oficinas que permitem interação e compartilhamento de interesses e perspectivas entre o Corpo discente destas escolas públicas e o Curso de Ciências Sociais, em particular, e a Universidade, em geral.
(...)
A estrutura curricular do curso, fundada nesses eixos e abordagens orienta-se para o estímulo à autonomia intelectual, ao desenvolvimento da capacidade analítica dos estudantes e de uma ampla formação humanística.
No entanto, tem-se a consciência de que o curso não se restringe apenas à sua grade curricular e, nesse sentido, a fundamentação teórico-metodológica das disciplinas de cada área que formam a identidade do curso (Antropologia, Ciência Política e Sociologia) possibilitará ao graduando, juntamente com a prática da pesquisa, a aquisição dos instrumentos para estabelecer as relações com a prática social.

Área do Conhecimento: Ciências Sociais
Modalidade: Presencial
Grau Acadêmico: Licenciatura
Curso: Licenciatura em Ciências Sociais
Habilitação: Não Possui
Título a ser conferido: Licenciado em Ciências Sociais
Unidade responsável pelo curso: Unidade Acadêmica Especial de História e Ciências Sociais, UFG-Regional Catalão
Carga horária do Curso de Licenciatura: 3304 horas
Turno de funcionamento: matutino
Número de Vagas: 30
Duração do curso em semestres: MÍNIMA: 8 semestres; MÁXIMA: 12 semestres
Forma de acesso ao curso: O ingresso nos cursos de graduação da UFG dar-se-á nos termos do Regimento da UFG.