Apresentação CSBL

Apresentação

Os objetivos gerais deste PPC do curso de Ciências Sociais, para a formação de bacharéis e licenciados na área, são: promover a aproximação dos estudantes das discursividades, escolas e metodologias das Ciências Sociais, buscando formar bacharéis e licenciados com capacidade crítica, analítica e de avaliação dos contextos culturais, sociais, políticos, econômicos e simbólicos. Trata-se de apresentar e realizar estratégias de formação frente à complexidade da vida e das múltiplas possibilidades do humano.
Em específico, por um lado, o bacharel deve ser capaz de apreender as demandas de desenvolvimento de metodologias de avaliação institucional. Por outro, o licenciado deve aprender a ouvir as demandas e necessidades de postura, aplicação e entendimento da realidade do alunado. Em ambos os casos, o egresso do curso deverá interagir com múltiplos conteúdos analíticos da realidade social na Contemporaneidade. Deve ainda relacionar os interesses da pesquisa com os conteúdos políticos e éticos de sua atuação, bem como utilizar o aprendizado adquirido nos laboratórios de ensino e na prática de pesquisa para incrementar dinâmicas de pesquisa e de avaliação de impactos que garantam sua inserção profissional a partir das experiências realizadas no âmbito da UFG/CAC e as instituições públicas e privadas regionais.

Área do conhecimento: Ciências Sociais
Educação: Presencial.
Grau Acadêmico: Bacharelado e Licenciatura.
Título a ser conferido: Bacharel e Licenciado.
Curso: Ciências Sociais.
Habilitação: Não há.
Carga horária do curso: 3224 Horas.
Unidade Responsável pelo curso: Regional Catalão – UFG.
Turno de funcionamento (presencial): Matutino.
Funcionamento do curso (para EAD): Não se aplica.
Número de vagas: 40 vagas.
Duração do Curso em semestres: Será integralizado em, no mínimo, 9 (nove) semestres ou 4 (quatro) anos letivos e meio e, no máximo, 14 (quatorze) semestres ou 7 (sete) anos letivos.
Forma de ingresso ao curso: O ingresso ao curso de Ciências Sociais dar-se-á pelo processo seletivo e pelo processo seletivo de preenchimento de vagas disponíveis, conforme resolução específica.